Sem categoria

Wingsuit rompendo novas barreiras

Flávio Jordão
Flávio Jordão
25/02/2025 às 19:10

O primeiro recorde mundial de Wingsuit em formação vertical foi estabelecido em Perris Valley. Um 38 way com três brazucas dentro.

No final de dezembro, entre o Natal e o Reveillon (27 a 29), um novo marco foi estabelecido no mundo do wingsuit com a criação do primeiro recorde de formação vertical, um 38 way no grip.

O evento reuniu atletas de várias partes do mundo em Skydive Perris, na California, para tentar alcançar esse ambicioso objetivo. Entre eles, os brasileiros Flavio Jordão, Cassio Nunes e Neto Lins, integrantes do time Fly Brothers, que receberam seus convites através da organizadora Marie Clark para participar do feito. Este convite atesta o empenho do time e a dedicação através de treino contínuo.

Perris Valley e muita técnica

Grande elenco e estrutura de Perris garantiram o sucesso para a realização do recorde, onde foram utilizados dois aviões Twin Other, que voaram em ala a 16 mil pés oferecendo a logística necessária para que todos os wingsuiters pudessem se alinhar e executar a formação.

Esse tipo de formação já vem há anos acontecendo como uma tendência em big ways e agora faz parte de recordes e grandes eventos mundiais como o Tanuki (Air Press 222).

Ao todo, foram realizados 13 saltos em três dias, com o recorde sendo alcançado no terceiro dia no 13º salto. Não foi fácil, mas o trabalho coletivo com a ajuda de grandes nomes do Wingsuit mundial como Val Sobel, Will Kito e Marie Jark e tantos outros, foram fundamentais para a conquista.

Presença Brazuca

Neto Lins, um dos recordistas, compartilhou sua experiência da seguinte forma: “Interessante pensar que quando passamos os pés da porta do avião e saltamos, inevitavelmente estamos em contagem regressiva em direção ao solo, parece óbvio e é.

Adicionar objetivos complexos e conseguir encaixar tudo dentro desse período de tempo é desafiador e graças a pessoas que se expõem a superar desafios, o recorde foi alcançado.

O recorde é isso, um grupo de pessoas bem treinadas lutando contra o tempo pra alcançar um objetivo maior, grandioso e inédito.

Dos briefings no solo até o pouso de cada salto, da primeira até a décima terceira tentativa, foi sensacional ter participado desse evento.

Obrigado aos amigos brasileiros Flávio e Cássio que compartilharam essa batalha comigo, minha esposa Keyla pela produção e Binho pelo registro. Parabéns pelo primeiro recorde mundial vertical de wingsuit.”

Novo Formato

Flávio Jordão, fundador da Fly Brothers, destaca que sempre gostou muito de recordes. “Eles são incríveis, e te ensinam um tipo de voo bem específico dentro do mundo do Wingsuit. Trazem o sonho de se tornar um recordista e poder contribuir com a evolução do esporte. E são divertidos além de uma conquista coletiva única. “Irado demais conquistar isso junto do time e amigos”, conclui.

Este novo formato é uma tendência de voo muito mais divertido e exige mais dos atletas tecnicamente que os anteriores recordes com formação horizontal.

Presença da Batoque Filmes

Além dos atletas, Binho Benvenuti teve um papel fundamental ao registrar todo o recorde através das suas lentes. Ele comentou sobre sua experiência nas seguintes palavras: “Capturar cada momento deste evento foi uma honra. Estou animado para produzir um documentário que mostrará a busca pelo recorde e também a paixão que todos nós compartilhamos pelo Wingsuit”.

Na produção estava também a Keylla, staff do time brasileiro.

O evento contou com a participação de atletas de quatro países, evidenciando a colaboração e a união que caracterizam o esporte.

O sucesso do registro mundial destaca a habilidade de todos os atletas e a crescente relevância do wingsuit no cenário esportivo global.

A delegação brasileira agradece a todos seus parceiros, família Fly Brothers, patrocinadores, Esporte Espetacular e a CBPq por mais essa importante conquista para o nosso país.

Brasil ganha reconhecimento na 2ª edição do Tanuki Festival

Rolou a segunda edição do Tanuki Festival na Suécia, maior evento de Wingsuit da atualidade, que reúne atletas de todo o mundo e vem elevando o nível a cada ano. O evento contou com a presença de grandes nomes, como Sebastian Álvares, Nicholas Calabrino e Fiona Jansen, entre outros. Desde o início, o time da […]

Leia a matéria

Netunos: do céu brasileiro ao topo internacional do paraquedismo

O céu é o palco da Equipe Netunos, formada pela Marinha do Brasil. Em pouco mais de uma década, o time saiu das primeiras formações militares para conquistar títulos nacionais e garantir presença entre as melhores equipes de paraquedismo do mundo. Bicampeã e tricampeã brasileira em diferentes categorias, a Netunos hoje figura no Top 10 […]

Leia a matéria

Lençóis em familia

O Boogie de Lençóis que completou sua 11ª versão, já é conhecido por unir saltos inesquecíveis e paisagens deslumbrantes dos Lençóis Maranhenses, mas, para o Ricardo Contel, a edição deste ano teve um significado ainda maior. Entre uma rotina de saltos e reencontros, ele viveu dias em família que se tornaram memórias muito especiais para […]

Leia a matéria

Handle

A modalidade “handle” consiste em um atleta comum dependurado sob um winguister sem treinamento. Basta se jogar! O Wingsuit possui um cardápio muito grande de possibilidades de voo como podemos perceber na coletânea de artigos dessa edição especial. Você pode escolher o de sua preferência ou se aventurar por cada um deles. Entre as competições […]

Leia a matéria

Marcas que apoiam o paraquedismo

Federações parceiras