Boogie

Lençóis em familia

Avatar
dulcineiavitor
12/09/2025 às 15:26

O Boogie de Lençóis que completou sua 11ª versão, já é conhecido por unir saltos inesquecíveis e paisagens deslumbrantes dos Lençóis Maranhenses, mas, para o Ricardo Contel, a edição deste ano teve um significado ainda maior.

Entre uma rotina de saltos e reencontros, ele viveu dias em família que se tornaram memórias muito especiais para o resto da vida. Ao lado de seu pai e de suas filhas Manuela, 14 e Sofia, 10, Contel aproveitou o evento para tê-los presentes em seu terceiro Dia dos Pais longe de suas filhas. “Prometi a mim mesmo que estaria com elas neste ano, desde quando participei pela primeira vez do evento, em 2023”, contou.

No primeiro dia após a chagada da sua família, uma sexta feira, Contel se ausentou das atividades de salto e a turma fez o passeio da lancha que desce o Rio Preguiças até chegar na comunidade de Vassouras, onde as meninas se encantaram com os Macacos Pregos que vivem no mangue e já estão acostumados com a presença de turistas no local. De lá partiram para Mandacaru onde está localizado um antigo farol com visão privilegiada da região. E por fim, almoçaram um delicioso peixe na Vila de Caburé onde, de um lado praia com o Rio Preguiça, e do outro, praia com o mar.

No sábado, último dia do vovô, Contel voltou aos saltos do evento e os três fizeram o passeio de 4×4 pelas dunas dos Lençois, visitando várias lagoas até alcançarem Atins, um povoado que hoje recebe centenas de turistas amantes do Kite Surf.

E no domingo, as meninas fizeram um passeio de boia pelo Rio Formiga de águas cristalinas.

Segunda, após o encerramento do evento, o trio realizou o passeio mais esperado pela Manu: o quadriciclo. Foram mais de 20 veículos partindo da base da empresa depois de um rápido “curso” de pilotagem (Contel nunca havia pilotado um quadriciclo, ao contrário da Manu) e de lá foram pelas dunas, passando pela usina eólica até pausa em Caburé para o almoço, banho de rio, descanso em rede e o trajeto de volta. Manuela foi na liderança do grupo familiar com Sofia na garupa do papai. Perto de chegarem ao destino, Manuela pediu para levar Sofia na garupa e o rolê familiar dos Lençóis foi encerrado com chave de ouro e lembranças inesquecíveis de um local paradisíaco.

Além dos momentos com a família, o evento trouxe também fortes emoções no ar para o nosso querido editor. Um dos saltos mais marcantes em sua carreira como Tandem Pilot, ocorreu durante o Boogie desse ano e foi realizado com um passageiro tetraplégico. “Quando o Neto Cardoso se apresentou pras meninas do manifesto, fui chamado para avaliar a possibilidade de realizar esse salto”, relembra Contel. “Conversei com o Neto e percebi que ele estava muito desejoso de realizá-lo e sua mobilidade era apenas do pescoço pra cima. Avaliamos juntos com seus parentes e decidimos que o salto poderia ser realizado sem problemas maiores. Levei em conta o vento forte e contínuo dos Lençóis que seria um grande aliado no pouso”. Essa experiência, segundo Contel, reforçou a essência de superação e cumplicidade que o paraquedismo pode proporcionar a qualquer um que queira arriscar essa emoção.

Com as areias brancas e lagoas azuis como cenário, o Boogie dos Lençóis segue mostrando que é muito mais do que um encontro de paraquedistas: é uma oportunidade de colecionar experiências, histórias e memórias únicas. Além de saltos técnicos de alto nível com L.O.s brasileiros renomados como a presença do Surian (Flow) e Johny (Fly Now) no freefly entre outros como o chileno Matias Baeza.

E, como o próprio Contel adiantou, os próximos capítulos dessa jornada já têm destino certo: “Organização do evento, pode me chamar que vou de novo, e pra todo o sempre!”.

Netunos: do céu brasileiro ao topo internacional do paraquedismo

O céu é o palco da Equipe Netunos, formada pela Marinha do Brasil. Em pouco mais de uma década, o time saiu das primeiras formações militares para conquistar títulos nacionais e garantir presença entre as melhores equipes de paraquedismo do mundo. Bicampeã e tricampeã brasileira em diferentes categorias, a Netunos hoje figura no Top 10 […]

Leia a matéria

Handle

A modalidade “handle” consiste em um atleta comum dependurado sob um winguister sem treinamento. Basta se jogar! O Wingsuit possui um cardápio muito grande de possibilidades de voo como podemos perceber na coletânea de artigos dessa edição especial. Você pode escolher o de sua preferência ou se aventurar por cada um deles. Entre as competições […]

Leia a matéria

O Plano Perfeito

Depois de muito aguardar a oportunidade chegar, Flavio Jordão realizou mais um grande sonho na modalidade em nosso país, voando ao lado de um planador com wingsuiters do time da Fly Brothers Sempre fui um verdadeiro apaixonado por wingsuit e sigo buscando poder explorar todas as incríveis possibilidades de voo dessa modalidade que tanto tenho […]

Leia a matéria

Wingsuit Dinâmico

A Arte Coreográfica do Voo Humano e um dos extremos da modalidade O Wingsuit Dinâmico (ou Dynamic Wingsuit) é uma das modalidades mais inovadoras e espetaculares do paraquedismo moderno, elevando o voo humano a uma experiência que mistura arte, força e tecnologia. Mais do que simplesmente planar, os praticantes transformam o céu em um palco […]

Leia a matéria

Marcas que apoiam o paraquedismo

Federações parceiras