O Boogie de Lençóis que completou sua 11ª versão, já é conhecido por unir saltos inesquecíveis e paisagens deslumbrantes dos Lençóis Maranhenses, mas, para o Ricardo Contel, a edição deste ano teve um significado ainda maior.
Entre uma rotina de saltos e reencontros, ele viveu dias em família que se tornaram memórias muito especiais para o resto da vida. Ao lado de seu pai e de suas filhas Manuela, 14 e Sofia, 10, Contel aproveitou o evento para tê-los presentes em seu terceiro Dia dos Pais longe de suas filhas. “Prometi a mim mesmo que estaria com elas neste ano, desde quando participei pela primeira vez do evento, em 2023”, contou.
No primeiro dia após a chagada da sua família, uma sexta feira, Contel se ausentou das atividades de salto e a turma fez o passeio da lancha que desce o Rio Preguiças até chegar na comunidade de Vassouras, onde as meninas se encantaram com os Macacos Pregos que vivem no mangue e já estão acostumados com a presença de turistas no local. De lá partiram para Mandacaru onde está localizado um antigo farol com visão privilegiada da região. E por fim, almoçaram um delicioso peixe na Vila de Caburé onde, de um lado praia com o Rio Preguiça, e do outro, praia com o mar.
No sábado, último dia do vovô, Contel voltou aos saltos do evento e os três fizeram o passeio de 4×4 pelas dunas dos Lençois, visitando várias lagoas até alcançarem Atins, um povoado que hoje recebe centenas de turistas amantes do Kite Surf.
E no domingo, as meninas fizeram um passeio de boia pelo Rio Formiga de águas cristalinas.
Segunda, após o encerramento do evento, o trio realizou o passeio mais esperado pela Manu: o quadriciclo. Foram mais de 20 veículos partindo da base da empresa depois de um rápido “curso” de pilotagem (Contel nunca havia pilotado um quadriciclo, ao contrário da Manu) e de lá foram pelas dunas, passando pela usina eólica até pausa em Caburé para o almoço, banho de rio, descanso em rede e o trajeto de volta. Manuela foi na liderança do grupo familiar com Sofia na garupa do papai. Perto de chegarem ao destino, Manuela pediu para levar Sofia na garupa e o rolê familiar dos Lençóis foi encerrado com chave de ouro e lembranças inesquecíveis de um local paradisíaco.
Além dos momentos com a família, o evento trouxe também fortes emoções no ar para o nosso querido editor. Um dos saltos mais marcantes em sua carreira como Tandem Pilot, ocorreu durante o Boogie desse ano e foi realizado com um passageiro tetraplégico. “Quando o Neto Cardoso se apresentou pras meninas do manifesto, fui chamado para avaliar a possibilidade de realizar esse salto”, relembra Contel. “Conversei com o Neto e percebi que ele estava muito desejoso de realizá-lo e sua mobilidade era apenas do pescoço pra cima. Avaliamos juntos com seus parentes e decidimos que o salto poderia ser realizado sem problemas maiores. Levei em conta o vento forte e contínuo dos Lençóis que seria um grande aliado no pouso”. Essa experiência, segundo Contel, reforçou a essência de superação e cumplicidade que o paraquedismo pode proporcionar a qualquer um que queira arriscar essa emoção.
Com as areias brancas e lagoas azuis como cenário, o Boogie dos Lençóis segue mostrando que é muito mais do que um encontro de paraquedistas: é uma oportunidade de colecionar experiências, histórias e memórias únicas. Além de saltos técnicos de alto nível com L.O.s brasileiros renomados como a presença do Surian (Flow) e Johny (Fly Now) no freefly entre outros como o chileno Matias Baeza.
E, como o próprio Contel adiantou, os próximos capítulos dessa jornada já têm destino certo: “Organização do evento, pode me chamar que vou de novo, e pra todo o sempre!”.