Boogie

Cada decolagem, um show

Avatar
Alan Umehara
13/11/2023 às 09:32

Por Alan Umehara

O que falar do visual de quem vê o litoral recortado da Serra do Mar, sobrevoando Ubatuba? Como tenho comentado com alguns amigos, pra mim um dos locais mais belos do Brasil visto de cima. Cada decolagem é um show à parte. Mas antes de falar do trivial aqui no Blog da Air Press, vamos falar um pouco de turismo e curtição.

Ubatuba consegue agradar quase todos os gostos, e não é a toa. Sua costa possui mais de 100 praias e de todos os tipos e gostos. Lotadas e badaladas, desertas, com ondas pra surf, ou “piscina”. Tem trilhas fabulosas, cachoeiras de água cristaliza, natureza abundante e rica que faz da cidade uma opção sem igual de turismo de natureza. Tem também parque de diversões, pista de skate, aquário, Projeto Tamar e até um Museu da Vida Marinha. E de quebra sua ampla rede hoteleira e inúmeras opções de bares, quiosques e restaurantes, faz de Ubatuba um destino irresistível e sempre com novidades. Ah! E de vez em quando também tem skydive!

Desde que Marcello Costa – proprietário da Sky Company – começou a organizar os eventos em Ubatuba, participei de quase todos, sempre representando a classe barrigueira pelo CTR. Este evento já tem tradição por lá e a estrutura da Skydive Ubatuba, apesar de simples, atende muito bem o seu objetivo. Consegue acolher e receber muito bem os atletas e ainda proporcionar ao público (milhares de turistas) uma experiência diferente, já que não é uma área com atividade frequente. Destaque para o excelente atendimento do staff e o foco na segurança.

Nessa edição tivemos a participação de diversos atletas seguindo as principais iniciativas como Free Flow, Fly Brothers e CTR, com atletas vindo de diversas partes do país. E o apoio aéreo ficou por conta do Beech da Skydive 4 Fun. Nesse ponto, a decisão de enviar esta aeronave foi totalmente certeira, pois um evento lotado de atletas e saltos duplos, exige agilidade para atender toda a demanda. Assim foi possível incluir mais pessoas por decolagem, que levava muito menos tempo para o lançamento, se compararmos com os Caravans de Boituva. Dessa forma a Skydive Ubatuba conseguiu atender a maior parte da demanda.

O Beech 99 da Skydive4Fun foi a vedete do evento, permitindo um ritmo e quantidade de saltos inéditos no Brasil

No meu caso, raspei meus últimos dias de férias do ano passado. Com isso, descemos a serra na 5ª feira à tarde num dia super ensolarado e curtimos um belo happy hour e sunset perto da área.

O CTR encabeçado por David Rodrigues permitiu saltos de qualidade aos amantes do FQL

Na 6ª feira já tínhamos um grupo de FQL e apesar do tempo amanhecer fechado, conseguimos fazer 2 bigways pois as camadas estavam acima da altura de lançamento. Porém, perto da hora do almoço, caiu o mundo e imaginamos que arruinaria o resto do dia. Mas a resiliência do nosso LO David Rodrigues deu certo e o tempo abriu depois de algumas horas. Com isso conseguimos fazer mais 3 bigways irados! Sorte de quem acreditou e esperou.

Já o sábado foi diferente. A previsão mostrou-se precisa e o tempo fechou logo cedo. Uma pena, pois grande parte dos atletas chegaram para saltar no sábado e domingo. Depois de muito esperar, o tempo não colaborou e lá pelas 16:30h foi declarado day-off sem nenhum lançamento efetuado, começando o que a galera mais gosta depois de saltar: free beer! Além disso, a Skydive Ubatuba levou serra abaixo a banda Mau Contato do nosso querido Ramela, que proporcionou a todos mais uma bela apresentação do bom e velho Rock’n Roll. Houve ainda alguns corajosos que esticaram a noite na balada, mas isso fica pra uma outra conversa.

Litoral recortado e a Serra do Mar ao fundo faz de Ubatuba um dos locais mais belos para se apreciar dos céus

Já no domingo, tínhamos manifestado o grupo do CTR e outros atletas na 1ª decolagem, às 07 horas, que nos levou a 16.000 pés! Ainda me pergunto como é que o David conseguiu isso: fazer os atletas chegarem às 06:30h??? (risos). Simplesmente irado. Foi literalmente um saltão! E com isso fizemos mais alguns outros durante o dia até o quorum começar a diminuir por conta de alguns que já deixavam a área para retornar a seus locais de origem. O David ainda conseguiu reunir alguns atletas que sobraram pra curtir o final do dia na praia de Itamambuca. E essa foi impagável! Estar com meus amigos depois de um evento único, curtindo o por do sol numa das mais tradicionais praias de Ubatuba.

Não tenho dúvidas que a galera que foi, aprovou., e muito!

Mal posso esperar para o próximo. Nos vemos lá!

Handle

A modalidade “handle” consiste em um atleta comum dependurado sob um winguister sem treinamento. Basta se jogar! O Wingsuit possui um cardápio muito grande de possibilidades de voo como podemos perceber na coletânea de artigos dessa edição especial. Você pode escolher o de sua preferência ou se aventurar por cada um deles. Entre as competições […]

Leia a matéria

O Plano Perfeito

Depois de muito aguardar a oportunidade chegar, Flavio Jordão realizou mais um grande sonho na modalidade em nosso país, voando ao lado de um planador com wingsuiters do time da Fly Brothers Sempre fui um verdadeiro apaixonado por wingsuit e sigo buscando poder explorar todas as incríveis possibilidades de voo dessa modalidade que tanto tenho […]

Leia a matéria

Wingsuit Dinâmico

A Arte Coreográfica do Voo Humano e um dos extremos da modalidade O Wingsuit Dinâmico (ou Dynamic Wingsuit) é uma das modalidades mais inovadoras e espetaculares do paraquedismo moderno, elevando o voo humano a uma experiência que mistura arte, força e tecnologia. Mais do que simplesmente planar, os praticantes transformam o céu em um palco […]

Leia a matéria

Voar Juntos

Bruno e Bruna, uma história de amor, disciplina e wingsuit. Na edição deste mês, onde o tema é Wingsuit mergulhamos nas histórias que desafiam a gravidade — não só do corpo, mas da alma. Entre saltos de wingsuit e silêncios que só o céu conhece, encontramos Bruno e Bruna. Um casal que transforma esporte em […]

Leia a matéria

Marcas que apoiam o paraquedismo

Federações parceiras