Bigway

Foo Power Speed

Renato Onorato
Renato Onorato
16/06/2025 às 20:45

O Brasil na agenda dos grandes eventos sequenciais

Houve um tempo onde o paraquedista que almejasse aprimorar suas técnicas de FQL para recordes de Big Way, precisaria despender tempo, dinheiro e lidar com muita burocracia de outros países onde grandes eventos neste formato ocorrem. No entanto, no início de 2025 uma brilhante iniciativa nacional mudou este cenário e promete posicionar o Brasil na agenda dos maiores eventos sequenciais do mundo.

Entre os dias 15 e 19 de janeiro a cidade de Tatuí no interior de São Paulo foi escolhida para ser agraciada com a primeira edição do Foo Power Speed, evento inédito de FQL idealizado pelo time dos Foo Flyers e organizado por Lucas Siqueira (recordista mundial total break 2 pontos, um 151way e campeão brasileiro de 4way na categoria inter). O evento contou com a presença de 96 atletas de 18 nacionalidades: Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Hungria, República Checa, Panamá, Perú, Austrália, Itália, Lituânia, Panamá, Chile e Holanda.

Para recepcionar este seleto time de atletas, foram convidados World Class Coaches do paraquedismo como o francês Martial Ferré, campeão mundial de 4 way em 1999 e campeão mundial de 8 way em 2010. Outro organizador dos saltos, e muito prestigiado em eventos de FQL mundial, o britânico Milko Hodgkinson que trabalhou em inúmeros P3 e Jump like Pharaoh. E por final e não menos importante, a norte americana Jeana Billings, campeã mundial de modalidades 4way e 8way – Arizona Airspeed XP8 e coordenadora de eventos em Paraclete XP. Além dos LO´s brasileiros Pedro San e André Ferraz, atuais organizadores do Recorde Brasileiro de FQL 108way e que acumulam juntos dezenas de títulos nacionais e recordes internacionais.

O Foo Power Speed foi um evento invitational, com formato inspirado em projetos internacionais como o POWER PLAY e o ARIZONA CHALLENGE. A estrutura montada em Tatuí foi primorosa e o planejamento dos saltos ocorreu de forma progressiva ao longo dos dias.

No dia 15, foi realizado um pequeno Warm Up com paraquedistas que já estavam na cidade e, a partir do dia 16, com todos devidamente brifados sobre as normas de segurança, foram montados seis grupos de 16way, saltando a 14.000 pés. No segundo dia, quatro grupos de 24way saltando a 15.000 pés e no terceiro e quarto dias, três grupos de 32 way saltando a 16.000 pés. Todos os lançamentos em ala à partir do segundo dia, com suplementação de oxigênio. Este formato permitiu que os grupos evoluíssem de forma desafiadora, mas sem comprometer a segurança de cada salto.

Em solo, os dirt dives e debriefings eram feitos de forma organizada e o manifesto funcionou como um relógio, mesmo lidando com as adversidades climáticas da semana. O RTA Fábio Pombo sempre de olho nos lançamentos e o time de dobradores contratados trabalharam com muita dedicação. No céu, a Skydive 4fun brilhou novamente realizando os lançamentos com muito planejamento e precisão.

O Foo Power Speed abre as portas para uma nova agenda de eventos e nosso desejo é que cada vez mais o paraquedismo brasileiro seja referência no cenário de FQL, alavancando atletas cada vez mais qualificados, promovendo esse intercâmbio técnico e cultural e buscando sempre a excelência do nosso esporte. Parabéns Lucas Siqueira e Fooflyers pela realização deste evento. Voar alto, implica coragem. É um desafio para poucos.

Brasil ganha reconhecimento na 2ª edição do Tanuki Festival

Rolou a segunda edição do Tanuki Festival na Suécia, maior evento de Wingsuit da atualidade, que reúne atletas de todo o mundo e vem elevando o nível a cada ano. O evento contou com a presença de grandes nomes, como Sebastian Álvares, Nicholas Calabrino e Fiona Jansen, entre outros. Desde o início, o time da […]

Leia a matéria

Netunos: do céu brasileiro ao topo internacional do paraquedismo

O céu é o palco da Equipe Netunos, formada pela Marinha do Brasil. Em pouco mais de uma década, o time saiu das primeiras formações militares para conquistar títulos nacionais e garantir presença entre as melhores equipes de paraquedismo do mundo. Bicampeã e tricampeã brasileira em diferentes categorias, a Netunos hoje figura no Top 10 […]

Leia a matéria

Lençóis em familia

O Boogie de Lençóis que completou sua 11ª versão, já é conhecido por unir saltos inesquecíveis e paisagens deslumbrantes dos Lençóis Maranhenses, mas, para o Ricardo Contel, a edição deste ano teve um significado ainda maior. Entre uma rotina de saltos e reencontros, ele viveu dias em família que se tornaram memórias muito especiais para […]

Leia a matéria

Handle

A modalidade “handle” consiste em um atleta comum dependurado sob um winguister sem treinamento. Basta se jogar! O Wingsuit possui um cardápio muito grande de possibilidades de voo como podemos perceber na coletânea de artigos dessa edição especial. Você pode escolher o de sua preferência ou se aventurar por cada um deles. Entre as competições […]

Leia a matéria

Marcas que apoiam o paraquedismo

Federações parceiras