Bigway

Foo Power Speed

Renato Onorato
Renato Onorato
16/06/2025 às 20:45

O Brasil na agenda dos grandes eventos sequenciais

Houve um tempo onde o paraquedista que almejasse aprimorar suas técnicas de FQL para recordes de Big Way, precisaria despender tempo, dinheiro e lidar com muita burocracia de outros países onde grandes eventos neste formato ocorrem. No entanto, no início de 2025 uma brilhante iniciativa nacional mudou este cenário e promete posicionar o Brasil na agenda dos maiores eventos sequenciais do mundo.

Entre os dias 15 e 19 de janeiro a cidade de Tatuí no interior de São Paulo foi escolhida para ser agraciada com a primeira edição do Foo Power Speed, evento inédito de FQL idealizado pelo time dos Foo Flyers e organizado por Lucas Siqueira (recordista mundial total break 2 pontos, um 151way e campeão brasileiro de 4way na categoria inter). O evento contou com a presença de 96 atletas de 18 nacionalidades: Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Hungria, República Checa, Panamá, Perú, Austrália, Itália, Lituânia, Panamá, Chile e Holanda.

Para recepcionar este seleto time de atletas, foram convidados World Class Coaches do paraquedismo como o francês Martial Ferré, campeão mundial de 4 way em 1999 e campeão mundial de 8 way em 2010. Outro organizador dos saltos, e muito prestigiado em eventos de FQL mundial, o britânico Milko Hodgkinson que trabalhou em inúmeros P3 e Jump like Pharaoh. E por final e não menos importante, a norte americana Jeana Billings, campeã mundial de modalidades 4way e 8way – Arizona Airspeed XP8 e coordenadora de eventos em Paraclete XP. Além dos LO´s brasileiros Pedro San e André Ferraz, atuais organizadores do Recorde Brasileiro de FQL 108way e que acumulam juntos dezenas de títulos nacionais e recordes internacionais.

O Foo Power Speed foi um evento invitational, com formato inspirado em projetos internacionais como o POWER PLAY e o ARIZONA CHALLENGE. A estrutura montada em Tatuí foi primorosa e o planejamento dos saltos ocorreu de forma progressiva ao longo dos dias.

No dia 15, foi realizado um pequeno Warm Up com paraquedistas que já estavam na cidade e, a partir do dia 16, com todos devidamente brifados sobre as normas de segurança, foram montados seis grupos de 16way, saltando a 14.000 pés. No segundo dia, quatro grupos de 24way saltando a 15.000 pés e no terceiro e quarto dias, três grupos de 32 way saltando a 16.000 pés. Todos os lançamentos em ala à partir do segundo dia, com suplementação de oxigênio. Este formato permitiu que os grupos evoluíssem de forma desafiadora, mas sem comprometer a segurança de cada salto.

Em solo, os dirt dives e debriefings eram feitos de forma organizada e o manifesto funcionou como um relógio, mesmo lidando com as adversidades climáticas da semana. O RTA Fábio Pombo sempre de olho nos lançamentos e o time de dobradores contratados trabalharam com muita dedicação. No céu, a Skydive 4fun brilhou novamente realizando os lançamentos com muito planejamento e precisão.

O Foo Power Speed abre as portas para uma nova agenda de eventos e nosso desejo é que cada vez mais o paraquedismo brasileiro seja referência no cenário de FQL, alavancando atletas cada vez mais qualificados, promovendo esse intercâmbio técnico e cultural e buscando sempre a excelência do nosso esporte. Parabéns Lucas Siqueira e Fooflyers pela realização deste evento. Voar alto, implica coragem. É um desafio para poucos.

Handle

A modalidade “handle” consiste em um atleta comum dependurado sob um winguister sem treinamento. Basta se jogar! O Wingsuit possui um cardápio muito grande de possibilidades de voo como podemos perceber na coletânea de artigos dessa edição especial. Você pode escolher o de sua preferência ou se aventurar por cada um deles. Entre as competições […]

Leia a matéria

O Plano Perfeito

Depois de muito aguardar a oportunidade chegar, Flavio Jordão realizou mais um grande sonho na modalidade em nosso país, voando ao lado de um planador com wingsuiters do time da Fly Brothers Sempre fui um verdadeiro apaixonado por wingsuit e sigo buscando poder explorar todas as incríveis possibilidades de voo dessa modalidade que tanto tenho […]

Leia a matéria

Wingsuit Dinâmico

A Arte Coreográfica do Voo Humano e um dos extremos da modalidade O Wingsuit Dinâmico (ou Dynamic Wingsuit) é uma das modalidades mais inovadoras e espetaculares do paraquedismo moderno, elevando o voo humano a uma experiência que mistura arte, força e tecnologia. Mais do que simplesmente planar, os praticantes transformam o céu em um palco […]

Leia a matéria

Voar Juntos

Bruno e Bruna, uma história de amor, disciplina e wingsuit. Na edição deste mês, onde o tema é Wingsuit mergulhamos nas histórias que desafiam a gravidade — não só do corpo, mas da alma. Entre saltos de wingsuit e silêncios que só o céu conhece, encontramos Bruno e Bruna. Um casal que transforma esporte em […]

Leia a matéria

Marcas que apoiam o paraquedismo

Federações parceiras