Por Alan Umehara
O que falar do visual de quem vê o litoral recortado da Serra do Mar, sobrevoando Ubatuba? Como tenho comentado com alguns amigos, pra mim um dos locais mais belos do Brasil visto de cima. Cada decolagem é um show à parte. Mas antes de falar do trivial aqui no Blog da Air Press, vamos falar um pouco de turismo e curtição.
Ubatuba consegue agradar quase todos os gostos, e não é a toa. Sua costa possui mais de 100 praias e de todos os tipos e gostos. Lotadas e badaladas, desertas, com ondas pra surf, ou “piscina”. Tem trilhas fabulosas, cachoeiras de água cristaliza, natureza abundante e rica que faz da cidade uma opção sem igual de turismo de natureza. Tem também parque de diversões, pista de skate, aquário, Projeto Tamar e até um Museu da Vida Marinha. E de quebra sua ampla rede hoteleira e inúmeras opções de bares, quiosques e restaurantes, faz de Ubatuba um destino irresistível e sempre com novidades. Ah! E de vez em quando também tem skydive!
Desde que Marcello Costa – proprietário da Sky Company – começou a organizar os eventos em Ubatuba, participei de quase todos, sempre representando a classe barrigueira pelo CTR. Este evento já tem tradição por lá e a estrutura da Skydive Ubatuba, apesar de simples, atende muito bem o seu objetivo. Consegue acolher e receber muito bem os atletas e ainda proporcionar ao público (milhares de turistas) uma experiência diferente, já que não é uma área com atividade frequente. Destaque para o excelente atendimento do staff e o foco na segurança.
Nessa edição tivemos a participação de diversos atletas seguindo as principais iniciativas como Free Flow, Fly Brothers e CTR, com atletas vindo de diversas partes do país. E o apoio aéreo ficou por conta do Beech da Skydive 4 Fun. Nesse ponto, a decisão de enviar esta aeronave foi totalmente certeira, pois um evento lotado de atletas e saltos duplos, exige agilidade para atender toda a demanda. Assim foi possível incluir mais pessoas por decolagem, que levava muito menos tempo para o lançamento, se compararmos com os Caravans de Boituva. Dessa forma a Skydive Ubatuba conseguiu atender a maior parte da demanda.
O Beech 99 da Skydive4Fun foi a vedete do evento, permitindo um ritmo e quantidade de saltos inéditos no Brasil
No meu caso, raspei meus últimos dias de férias do ano passado. Com isso, descemos a serra na 5ª feira à tarde num dia super ensolarado e curtimos um belo happy hour e sunset perto da área.
O CTR encabeçado por David Rodrigues permitiu saltos de qualidade aos amantes do FQL
Na 6ª feira já tínhamos um grupo de FQL e apesar do tempo amanhecer fechado, conseguimos fazer 2 bigways pois as camadas estavam acima da altura de lançamento. Porém, perto da hora do almoço, caiu o mundo e imaginamos que arruinaria o resto do dia. Mas a resiliência do nosso LO David Rodrigues deu certo e o tempo abriu depois de algumas horas. Com isso conseguimos fazer mais 3 bigways irados! Sorte de quem acreditou e esperou.
Já o sábado foi diferente. A previsão mostrou-se precisa e o tempo fechou logo cedo. Uma pena, pois grande parte dos atletas chegaram para saltar no sábado e domingo. Depois de muito esperar, o tempo não colaborou e lá pelas 16:30h foi declarado day-off sem nenhum lançamento efetuado, começando o que a galera mais gosta depois de saltar: free beer! Além disso, a Skydive Ubatuba levou serra abaixo a banda Mau Contato do nosso querido Ramela, que proporcionou a todos mais uma bela apresentação do bom e velho Rock’n Roll. Houve ainda alguns corajosos que esticaram a noite na balada, mas isso fica pra uma outra conversa.
Litoral recortado e a Serra do Mar ao fundo faz de Ubatuba um dos locais mais belos para se apreciar dos céus
Já no domingo, tínhamos manifestado o grupo do CTR e outros atletas na 1ª decolagem, às 07 horas, que nos levou a 16.000 pés! Ainda me pergunto como é que o David conseguiu isso: fazer os atletas chegarem às 06:30h??? (risos). Simplesmente irado. Foi literalmente um saltão! E com isso fizemos mais alguns outros durante o dia até o quorum começar a diminuir por conta de alguns que já deixavam a área para retornar a seus locais de origem. O David ainda conseguiu reunir alguns atletas que sobraram pra curtir o final do dia na praia de Itamambuca. E essa foi impagável! Estar com meus amigos depois de um evento único, curtindo o por do sol numa das mais tradicionais praias de Ubatuba.
Não tenho dúvidas que a galera que foi, aprovou., e muito!
Mal posso esperar para o próximo. Nos vemos lá!