IFLY

Air Games Brazil

Vanessa Giacometti
Vanessa Giacometti
13/11/2023 às 09:47

Os campeonatos indoor da iFly Brasil se ajustam às regras FAI, na eminência de se tornar esporte olímpico

Por Vanessa Giacometti

Ariel Bertelo, Calotinha e as crianças Gabi Chacon, Tacy Giacometti e Daphny Morali

Iniciamos 2023 com novidades na modalidade FreeFly Indoor no Brasil. Até o ano passado as regras dos campeonatos Indoor eram adaptadas para os campeonatos Brasileiros. Esse ano trouxemos as regras FAI (Federation Aeronautique Internacionale), como vem ocorrendo em todos os campeonatos mundiais e nacionais de vários países.

Seguindo nosso intuito de incorporar as regras FAI nas competições, devido a muitos critérios técnicos, vários workshops com os atletas vem sendo organizado nas categorias Free Style e Dinâmico (D2W e D4W).

Brasil no mundo Indoor

O Brasil esteve presente nos campeonatos mundiais em abril de 2022 no FAI World Cup of Indoor Skydiving que ocorreu na Bélgica e também em abril de 2023 no 4th FAI World Indoor Skydiving Championships na Eslováquia. Fomos representados pelos nossos atletas Gabi Chacon na categoria Solo FreeStyle Jr e Sávio Messias na categoria Solo FreeStyle Open.

Assim, afim de nos aprimorarmos ao que ocorre no mundo das competições Indoor regidas pela FAI, estamos buscando informações e muito treino com nossos atletas das Categorias FreeStyle Kids e FreeStyle Open, que hoje estão sendo praticadas com as mesmas regras com que são praticadas nos mundiais. Portanto, podemos afirmar que temos hoje atletas de alto nível no Brasil, e esses estão se preparando cada vez mais para nos representar no mundo… E quem sabe em Olimpíadas no futuro?

A autora, Vanessa Giacometti, mais conhecida como Mãe da Tacy

Air Games 2023

Nas etapas de 2023 nas categorias D2W (Dynamic 2 way) tivemos três times participantes. Foram eles a dupla Ariel Bertelo e Calotinha, Gabi Chacon e Luca Sé, além da equipe Netunos FreeFly.

Já na categoria FreeStyle Inter os atletas Malena Bertelo, Dora Ribas, Rodrigo Ramalho, Daniel Silveira e Pedro Soares abrilhantaram o evento com suas habilidades de voo.

E na categoria FreeStyle Kids os atletas mirins Tacy Giacometti, Helena Sappi Damasceno, Alan Sappi Damasceno e Mathias Aidar Rodrigues. E por fim, na categoria FreeStyle Open, Gabi Chacon, Martina Bombicini, Samuel Sabba, Gabriel Sabba, Savio Messias e Matheus de Oliveira.

Quatro etapas em 2023

A primeira etapa do Ifly Air Games Brazil 2023 aconteceu no Ifly São Paulo, no dia 18 de março. A segunda etapa aconteceu no dia 17 de junho no Ifly Brasília. E a próxima etapa será no dia 30 de setembro novamente no Ifly São Paulo. E por último teremos o Brasileiro Indoor a se realizar no dia 02 de dezembro novamente no Ifly São Paulo.

Essa etapa que aconteceu em Brasília no final de semana de 17 de junho, tivemos transmissão ao vivo para os juízes que estavam on-line com acesso às câmeras para avaliar a performance dos competidores e acompanhar o tempo de voo. Dentre os juízes, Francisco Garcia (Chicão), Bruno Caczan e Daphny Morali. Essa última julgando diretamente da Finlândia, pela sala virtual.

Hoje as categorias que desenvolvemos na iFly, o Kids Estreantes e o FreeStyle Inter, são categorias adaptadas, onde alguns movimentos podem ser escolhidos pelos atletas. Esses movimentos são simplificados, pensando nos compulsórios das categorias mais avançadas. Com isso, esses atletas iniciados treinarão à exaustão esses movimentos compulsórios, preparando-os para competições oficiais nas categorias Pro e Open.

Pódio da criançada, da esq. pra dir.: Helena Damasceno, Taciana Giacometti, Allan Damasceno
e Mathias Aidar Rodrigues. Depois os pais, mães e coachs: Ellen Damasceno,
Pedro Chacel (Coach), Vanessa Giacometti, Ariel Bertelo (Coach), Manoel Damasceno,
David Rodrigues e Domitila Aidar Rodrigues

Novidade no Dinâmico

O ineditismo veio na modalidade Dinâmico. É a primeira vez no Brasil que focamos nessa modalidade. Temos times treinando o D2W (dynamic 2 way), trocando informações, fazendo worshops para cada vez mais aperfeiçoar essa modalidade no Brasil.

O Dinâmico traz duas categorias, o 2 way e o 4way. Nessa categoria existem rodadas de voo livre, onde os performers criam a sua rotina na sua melhor performance. E depois vem a rodada Speed onde são sorteados três manobras compulsórias que precisam ser executadas sequencialmente por três vezes, o mais rápido possível.

Depois da apresentação da Rotina Livre e Speed de todos os times, sai o classificação e inicia a batalha entre os times, mais ou menos como uma tabela da “copa do mundo”, onde existem as oitavas de final, quartas, semifinal e a grande final. Realmente muito empolgante pra quem assiste, além da beleza plástica e a velocidade dos performers.

Open FreeStyle com Sávio Messias, Gabi Chacon – junto da futura voadora Belinha Chacon e Gabriel Sabba

Qualidade do voo humano

Estamos muito felizes com a qualidade de nossos atletas, e mais ainda por estarmos trazendo informações e conhecimento a nível mundial com esses aprimoramentos às regras oficiais da FAI que impusemos em 2023. Nossa missão está em formar e trazer cada vez mais atletas para nosso esporte através dessas competições e, claro, criando nas duas unidades iFly (SP e DF) uma estrutura permanente de evolução e treinamento de qualquer um que se habilite a encarar seu prmeiro voo de túnel, ou uma grande evolução técnica com os coachs que temos disponíveis nas duas unidades.

Estamos muito esperançosos que, além de dedicar muito amor por esse esporte maravilhoso e muito técnico, ele venha a se tornar um esporte olímpico.

Planejamento e execução

Nosso Pedrosan relata os bastidores para alcançar a performance máxima dos atletas selecionados O paraquedismo brasileiro sem dúvida alguma atingiu um nível superior no cenário mundial das grandes formações, mesmo sem termos alcançado o objetivo maior de voltarmos aos nossos lares como recordistas.A começar com o óbvio: conseguimos reunir nove aeronaves dedicadas integralmente ao nosso […]

Leia a matéria

Meu lugar seguro

Como a programação neurológica, através de exercícios simples, podem maximizar a força interna de atletas ao trazer calma interna e a certeza de que vai dar tudo certo Eu sou um dos muitos atletas que deixou de registrar os saltos realizados ao longo da carreira, infelizmente. Admiro aqueles que seguem registrando cada salto realizado para […]

Leia a matéria

Equipe, evolução e técnica

A tentativa da quebra de recorde em território nacional foi mais uma página escrita pelo CTRno paraquedismo Latino Americano. O CTR (Clube do TR) foi criado por mim e o Fabio Diniz em 1999 e lideramos a instituição até 2012 com o objetivo de desenvolver e promover o FQL nacional por meio de camps com […]

Leia a matéria

Teatro de operações

Skydive 4Fun e Skydive Cerrado em parceria que garantiu o inédito apoio aéreo no Brasil. Em meados do ano passado, o atleta goiano Messias Ribeiro Neto, 65, conhecido paraquedista que salta há mais de 40 anos, abordou a gestão da Skydive 4Fun, para discutir a viabilidade de um lançamento em ala com um grande número […]

Leia a matéria

Marcas que apoiam o paraquedismo

Federações parceiras