COPA

As Uvas brilharam em Brasilia na Copa iFly

Jessica Carandira
Jessica Carandira
13/11/2023 às 09:48

Por Jessica Carandira fotos: PC Cavera

A autora concentrada durante a competição na iFly Brasilia

A origem do nome da nossa equipe vem da Escola Skydive Thru e sua marca registrada que remete a um estado de espírito, um mantra talvez, mas antes de mais nada uma conduta interna de cada um: UVASDM (Unidos venceremos a semente do mal). E carinhosamente nos tornamos as Uvas, por sermos um time feminino de FQL4.

Essa segunda etapa da copa iFLY foi muito especial pra nossa equipe. Primeiro por que foi em Brasilia. A vibe é outra junto com o visual maravilhoso da capital federal. Nós amamos a copinha por lá. Segundo por que demos as boas vindas à Juliana Sé ao time. E ainda, de quebra, ao André Ferraz como coach.

Nova composição da equipe com o reforço da Ju Sé, com a base Bia Ohno, Debs e Jessica

O trabalho apesar de ter sido curto com 2h30 de treino para a competição, foi de alta qualidade fazendo apenas stop drills. Não sabíamos nosso pace, mas tínhamos um objetivo, aquele que todo coach tenta colocar na cabeça do atleta que pratica sequencial: “Devagar é rápido”.

Um diferencial importante de nosso time é a baixa estatura das integrantes. Essa carta na manga, comparado às outras equipes, nos dá mais espaço dentro do túnel, o que garante maior amplitude dos movimentos a cada construção das figuras na competição. Mas foi no “devagar” que conseguimos aumentar um pouco nosso media, apesar do pool sorteado para essa etapa ter sido bem mais difícil.

Carta na manga – A estatura abaixo da média da equipe,
por ser 100% feminina, ajuda na performance

E nosso maior ganho depois do resultado dessa copa, foi ter terminado a competição com gás e empolgação para muito mais. Porque essa etapa foi só o começo dessa nossa nova configuração.

E particularmente pra mim, a experiência foi muito rica e especial. Sou a mais nova em saltos e experiência no esporte e tenho a sorte e honra de ter três team mates que sou fã. Elas são “brabas” e referência no nosso esporte. Beatriz Ohno, Debora Brescianini e a Ju Sé.

O time feminino UVASDM performando

Essa mulherada me ensina o que é ser time dentro e fora do tunel, me ensinam muito mais do que tecnicas de voo. Posso afirmar que elas constantemente me ensinam o que é ter humildade com tanta bagagem no esporte. E por óbvio que, quando crescer, quero ser igual a elas. (risos)

E como diz o nome da nossa equipe (UVASDM), unidos venceremos a semente do mal. Seguimos com os treinos e ansiosas para a próxima etapa.

Simulador de queda livre: o impacto no desempenho dos atletas

Popularmente conhecido como Túnel de Vento, o simulador de queda livre é basicamente um cilindro vertical composto por material transparente e resistente, onde o praticante experimenta a real sensação do voo do corpo em um salto de paraquedas. É claro que o Túnel de Vento não proporciona a sensação de liberdade nem a conexão com […]

Leia a matéria

Boogie dos Lençóis: Amor à primeira vista

Acerca do tema, muitas declarações já foram feitas, muitas músicas compostas e muitos esforços humanos mobilizados. Por isso, a força dessa expressão nos remete a algo realmente único e especial. Assim é participar do Boogie dos Lençóis: amor à primeira vista! Chegar naquele pedaço de chão brasileiro, de acesso difícil e peculiar, não é simples. […]

Leia a matéria

Netunos no topo novamente!

A equipe de paraquedismo esportivo da Marinha do Brasil brilhou no 32º Campeonato de Paraquedismo das Forças Armadas 2025, em Guaratinguetá (SP). Após oito rodadas intensas de saltos, os Netunos conquistaram o ouro na modalidade Formação em Queda Livre (FQL), alcançando 182 pontos e média 22,8. Com esse resultado, a equipe entra para a história […]

Leia a matéria

Brasil ganha reconhecimento na 2ª edição do Tanuki Festival

Rolou a segunda edição do Tanuki Festival na Suécia, maior evento de Wingsuit da atualidade, que reúne atletas de todo o mundo e vem elevando o nível a cada ano. O evento contou com a presença de grandes nomes, como Sebastian Álvares, Nicholas Calabrino e Fiona Jansen, entre outros. Desde o início, o time da […]

Leia a matéria

Marcas que apoiam o paraquedismo

Federações parceiras